Insumos biológicos: tecnologia viva que transforma o campo

A agricultura é uma das mais antigas atividades econômicas praticadas pelo homem. São cerca de 12 mil anos desde que os humanos começaram a dominar as técnicas de cultivo de alimentos, uma ação determinante para permitir que ele se estabelecesse em sociedade.

A humanidade evoluiu, a agricultura, também. E observar essa evolução é o que nos abre as portas para o futuro. Durante milênios, observamos a natureza para aprender com ela. Hoje, suas lições nos oferecem caminhos para fazer da agricultura uma atividade ainda mais segura, produtiva e, sobretudo sustentável.

É nos ciclos, às vezes invisíveis, da vida nas lavouras que, nas últimas décadas, a ciência tem se debruçado para desenvolver o conhecimento que está redefinindo a produção agrícola. Em termos históricos, pode-se dizer que a indústria dos insumos biológicos vive sua infância. Em termos de impacto, trata-se de um jovem vibrante e transformador.

A adoção desses insumos cresce de forma acelerada no Brasil. Um estudo realizado pela consultoria Blink Projetos com a CropLife estima que o mercado de produtos biológicos deve triplicar até 2030, atingindo a cifra de R$ 3,7 bilhões. Apenas na última safra, seu uso atingiu uma área 20% maior que na anterior, revelando a preocupação cada vez maior do produtor brasileiro com um manejo ambientalmente responsável.

A demanda crescente exige do setor um investimento cada vez maior em pesquisa e desenvolvimento, principalmente quando se fala de superar os desafios da agricultura tropical. Na última década, vivemos um período de maturação e acumulação de conhecimento. Saímos de um mercado praticamente amador, com pouca disponibilidade de produtos, para um ambiente profissional e mais competitivo.

Fonte: Revista Globo Rural