Mesmo sob ataque, o agro não para

Estamos ultrapassando todos os limites do bom senso. Vivendo em um mundo onde cada vez mais o óbvio precisa ser dito. Os recentes e frequentes ataques ao agronegócio, e por consequência ao produtor rural, não podem mais ser tolerados. Precisamos dar um basta no fogo amigo. Vamos nos respeitar! Respeitar pontos de vista, opiniões e ideologias. Mas com racionalidade e ponderação. Somos desafiados o tempo todo, bombardeados diariamente por informação e desinformação. Um ambiente que deve ser enfrentado e até certo ponto combatido com entendimento e compreensão da causa, não da conveniência. Porque não existe mais espaço para ódio.

O caso do jovem Vittorio Furlan Vieira, que foi hostilizado pelo professor ao defender o agronegócio durante uma palestra em uma escola de São Paulo, expõe uma ferida que precisa ser tratada. A agricultura e a pecuária se constituem em vocação natural. O desenvolvimento econômico e social do país começa no campo e passa pela agroindústria para reverberar nas cidades. O dia a dia da população de um modo geral está direta ou indiretamente ligada ao agronegócio. Não dá mais para ignorar a interação, a dependência e complementariedade entre urbano e rural. Essa é a nossa grande fortaleza. Vamos assumir, de vez e de fato, que isso está resolvido.

Precisamos conservar, cuidar e preservar. Mas também precisamos de emprego e renda, precisamos comer. E para isso precisamos produzir, plantar e colher, exportar e ajudar a alimentar o mundo. Aproveito aqui para rebater a desinformação. Não há como produzir sem preservar, fauna e flora, água e solo. Preservar não é opção, mas condição à produção, seja ela agrícola ou pecuária. Isso é técnico e científico. Não tem a ver com crença, ativismo ou, de novo, conveniência. É simples assim. Chega de criar problemas para vender a solução.

Parece que estamos o tempo todo tendo que nos defender de nós mesmos. Quando nosso adversário, se assim podemos dizer, está lá fora. Está no protecionismo injustificado, nas narrativas equivocadas e nos ataques desmedidos e propositais de países preocupados com a supremacia e competitividade da agricultura brasileira. É com isso que devemos nos preocupar. É isso que devemos combater. Mas não vamos conseguir fazer isso sem fazer a lição de casa, que passa pelo campo e pela cidade. A agenda deve ser positiva e propositiva.

Isso na verdade já vem sendo feito pelo setor. O que falta, talvez, seja uma estratégia mais coordenada de mobilização para falar com a opinião pública, para falar com o depois da porteira.

Não se trata de defender, mas de contar a história verdadeira, a partir de uma narrativa mais real e adequada do agro. E não tem outro jeito de fazer isso que não seja com informação.

Afinal, somos o celeiro do mundo. Passamos de importador para produtor e exportador de alimentos. Além de garantir o abastecimento interno para 220 milhões de brasileiros, alimentamos quase 1 bilhão de pessoas mundo afora. Um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país tem origem no agro. O superávit da balança comercial, leia-se divisas comerciais, é garantido pela pauta de exportações de produtos do agronegócio. Em 2021, exportamos US$ 120 bilhões em produtos do agro. Sem falar da função social. Dos pouco mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil, 3,9 milhões são classificados de agricultura familiar. O setor ocupa mais de 15 milhões de pessoas, das quais 10 milhões na agricultura familiar.

E não adianta contar algo diferente, porque contra fatos não há argumentos. Fazemos isso tudo com muita preservação e sustentabilidade. Dados da Embrapa revelam que dos 851 milhões de hectares do território brasileiro, 33% são ocupadas por atividades agrícolas, pecuárias e florestas plantadas. Resumidamente, esse é o Brasil do agronegócio, esse é Brasil rural. Um Brasil que as escolas, certas indústrias de cerveja e agentes financeiros precisam conhecer melhor. Um Brasil que cada um de nós precisa conhecer melhor. Porque o mundo já conhece e reconhece, só não admite, o potencial do agronegócio brasileiro.

CANAL RURAL

* Giovani Ferreira é diretor de Conteúdo do Canal Rural. Mestre em Administração pela Universidade Positivo. Pós-graduado em Agronegócio pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e em Gestão Estratégica de Marcas pelo (IICS/ISE Business School e Universidade de Navarra (Espanha). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Leia Também

Herbicidas biológicos são uma boa ideia, diz especialista

Herbicidas biológicos são uma boa ideia, diz especialista

Herbicidas biológicos são uma boa ideia, diz especialista

Leia Mais
05 Maio
Especialistas analisam o que levou o Brasil a ser potência no agro

Especialistas analisam o que levou o Brasil a ser potência no agro

Especialistas analisam o que levou o Brasil a ser potência no agro

Leia Mais
26 Abr
Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Leia Mais
25 Abr
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites