Vacina 100% nacional contra Covid feita em laboratórios de saúde animal estará disponível à população até janeiro

A vacina Versamune MCTI, imunizante 100% nacional contra a Covid-19, terá os testes clínicos iniciados no próximo mês e deverá estar disponível à população brasileira no fim do ano ou, no mais tardar, em janeiro de 2022. A informação foi concedida em entrevista exclusiva ao Canal Rural pelo secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales.

Ele afirmou que a Versamune é a vacina de origem brasileira que está em estágio mais avançado nos trâmites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É uma vacina totalmente nacional, produzida por pesquisadores brasileiros e fabricada no país, o que dará uma segurança muito grande aos brasileiros”, diz Morales.

A grande vantagem em produzir um imunizante com tais características, segundo o secretário, é a segurança contra o surgimento de novas cepas da Covid-19. “Se tiver uma variante com efeito muito deletério, quer dizer, mais agressiva, a gente pode mudar essa tecnologia [de fabricação da vacina] rapidamente e continuar a produzir no Brasil. Isso dá segurança e soberania”, completa Morales.

“Cada vez que temos uma mutação dessas, se dependermos do exterior completamente para fazer modificações – principalmente se as mutações forem com características exclusivas do país, centralizadas aqui – isso fica difícil. Demora muito tempo e perdemos muita gente. Não queremos isso. Poder controlar rapidamente a tecnologia e os insumos é essencial”, disse em abril o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

A Versamine, que utiliza a tecnologia de proteína recombinante, é desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a empresa brasileira Farmacore e a americana PDS Biotechnology Corporation.

Vacina produzida em laboratórios de saúde animal

Marcelo Morales salienta que os laboratórios voltados a produtos veterinários terão papel importante na fabricação em escala do imunizante verde-amarelo. “A indústria de saúde animal vai poder nos ajudar a produzir e envasar essas vacinas, dando escala nacional. Tem um parque tecnológico grande de vacinas do setor animal, que precisa de pequenas adaptações, revisadas pela Anvisa [para produzir] e a gente ganhar escala”.

Na última semana, o Senado concluiu o processo legislativo para permitir ao governo autorizar o uso de estruturas industriais de fabricação de vacinas de uso veterinário para a produção de imunizantes contra a Covid-19. O projeto de lei 1343/2021, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), em forma de substitutivo da Câmara dos Deputados, foi aprovado por unanimidade e vai agora à sanção presidencial.

‘Polo de segurança na América Latina’

De acordo com secretário do ministério, o preço final da vacina nacional deverá ser o mesmo dos imunizantes importados ou licenciados para produção no Brasil. Entretanto, segundo ele, o Brasil “aprendeu com as vacinas anteriores” e terá agora uma de geração altamente tecnológica.

“[Com o desenvolvimento dessa vacina] É totalmente possível produzir para atender à população brasileira e exportar, e a gente pode ser um polo de segurança na América Latina. É isso o que nós queremos: trazer segurança para nossa população através da ciência e da tecnologia”, disse Morales.

 

Fonte: Canal Rural

Leia Também

Herbicidas biológicos são uma boa ideia, diz especialista

Herbicidas biológicos são uma boa ideia, diz especialista

Herbicidas biológicos são uma boa ideia, diz especialista

Leia Mais
05 Maio
Especialistas analisam o que levou o Brasil a ser potência no agro

Especialistas analisam o que levou o Brasil a ser potência no agro

Especialistas analisam o que levou o Brasil a ser potência no agro

Leia Mais
26 Abr
Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Leia Mais
25 Abr
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites